linhagem

Kyabje Dudjom Rinpoche

Kyabje Dudjom Rinpoche

Várias profecias de Padmasambhava indicavam a vinda de Kyabje Dudjom Rinpoche especificando que ele seria um grande professor e terton.

Kyabje Dudjom Rinpoche (Jigdral Yeshe Dorje) nasceu na região de Pemakod no Tibete em 1904. Em suas vidas anteriores, ele havia sido o arhat Shariputra, o proeminente discípulo do Buda, Kyeuchung Lotsawa, um dos 25 principais discípulos do Guru Rinpoche, e em sua vida anterior mais recente, o grande terton, Dudjom Lingpa.

Ele era igualmente conhecido por seu domínio de todas as tradições budistas tibetanas. Ele compôs numerosas sadhanas e comentários, bem como compilou e editou todos os seus termas e os de seus predecessores. Era bem conhecido em todo o Tibete por sua erudição e como mestre de meditação até que fugiu do Tibete em 1957. No exílio, HH o Dalai Lama nomeou-o líder máximo da Escola Nyingma. Kyabje Dudjom Rinpoche teve inúmeros discípulos e estabeleceu muitos retiros e centros de prática na Índia, Nepal, Sikkim, América do Norte e Europa, principalmente na França, onde passou para o parinirvana em 1987.

Como descobridor de “tesouros” ou terton, ele recebeu, principalmente em sua juventude, transmissões diretas de Guru Rinpoche, Yeshe Tsogyal e Manjushri.

Kyabjé Khetsün Sangpo Rinpoche

Kyabje Khetsun Sangpo Rinpoche, nasceu em 1920 em Yakde (Tibete Central), e foi um dos últimos lamas a ser treinado no Tibete. Um mestre de dzogchen e um dos proeminentes historiadores e estudiosos de Nyingmapa, Kyabje Khetsun Sangpo Rinpoche estudou a filosofia de todos os Três Veículos de 1937 a 1949.

Treinado em todas as quatro escolas budistas tibetanas, ele dominou em particular os ensinamentos e a prática do escola Nyingma, especialmente da Grande Perfeição.

Kyabje Dudjom Rinpoche, Jetsun Shugseb Lochen Rinpoche, Drukpa Yangzin Rinpoche, Dzogchen Lama Gonpo Rinpoche e Kyabje Dilgo Khyentse Rinpoche foram seus lamas raiz, mas ele também recebeu transmissões e ensinamentos de S.S. o Dalai Lama, Lama Dzogchen Thubten Rinpoche, Kharag Yongzin Rinpoche, Kangyur Rinpoche, Khyentse Chokyi Lodro Rinpoche e Chadral Rinpoche, entre outros.

Ele recebeu o ciclo completo do “tesouro” de Dudjom Lingpa duas vezes no Tibete e a transmissão oral de Chadral Rinpoche. Do mestre Kharag Yongdzin, ele recebeu o Tesouro de Trulshik Dongag Lingpa, Yangti Nagpo (dark refuge). Ele completou vários retiros do Yangti Nagpo em Pema Yangtse em Sikkim, e foi um dos últimos detentores de linhagem deste tesouro.

De 1949 a 1959, depois de ter feito vários retiros solitários, começou a ensinar e a realizar rituais para monges e leigos.    

Em 1959, fugiu do regime comunista chinês no Tibete e refugiou-se na Índia, onde passou mais dois anos em retiro. Em seguida, ele serviu S.S. o Dalai Lama como investigador na Biblioteca em Dharamsala.

Publicou uma obra em vários volumes chamada Early History of Tibet, que delineava a história de todas as escolas do budismo tibetano. Em 1962, Kyabje Dudjom Rinpoche pediu-lhe para ser seu representante no Japão. Khetsun Rinpoche ensinou budismo tibetano por dez anos na Universidade de Tóquio. Em 1974, a pedido de S.S. o Dalai Lama e Kyabje Dudjom Rinpoche, ele fundou o Nyingmapa Wishfulfilling Center for Study and Practice, o primeiro Instituto Dudjom Tersar fora do Tibete, a fim de preservar e promover a tradição e as práticas. Mais tarde, ele mudou o centro para o Nepal e, finalmente, para sua atual sede em Sundarijal, perto de Kathmandu.

Rinpoche deu a muitas pessoas (não-tibetanas) ensinamentos, instruções e transmissões no Nepal, bem como nos EUA, Europa e Japão. Ele foi nomeado professor honorário da Universidade da Virgínia, da Universidade de Indiana e da Universidade Rice, nos Estados Unidos.

Aos 90 anos, a 5 de dezembro de 2009, Rinpoche declarou sua intenção de entrar em sua meditação final, onde permaneceu por 24 horas antes de finalmente deixar o samsara em 6 de dezembro.

Lama Tenzin Samphel

Nascido em 1961 em Spiti, no Himalaia indiano, iniciou os seus estudos monásticos no mosteiro de Kyabjé Düdjom Rinpoche, no sul da Índia. Após doze anos de estudo e prática em Urgyen Do Ngak, ele tornou-se um Lama e ensinou budismo e filosofia no mesmo mosteiro.

Desde 1987, Lama Tenzin vive na França, onde é o representante de Sua Santidade Shenphen Dawa Rinpoche no centro Urgyen Samye Chöling.

Em 1999, ele tornou-se o Lama responsável pelo Shedup Künsang Chöling a conselho de seu professor Khetsun Sangpo Rinpoche.