Acerca de nós

O centro Shanti Pura é uma organização portuguesa criada em 2023. O propósito e objetivo do centro, é preservar e promover a tradição budista tibetana, fornecendo ensinamentos e práticas do budismo tibetano ao público em geral. um dos objetivos do centro é criar uma associação sem fins lucrativos logo que as condições assim o permitam.

O centro pretende atingir esse objetivo, concentrando sua atenção na Escola de Budismo Tibetana da Nyingma, especialmente na tradição Dudjom Tersar (Tib. བདུད་ འཇོམས་ གཏེར་ གསར་, Wyl. ) em particular e permitir que a sociedade portuguesa e todo(a)s aqueles qeu o queiram, colham os benefícios da sabedoria e do conhecimento das práticas e tradições do budismo tibetano em geral.

Para o efeito, o centro tenta facilitar e ajudar na organização de eventos, atividades e reuniões (culturais/espirituais) e no fornecimento de informações sobre essas atividades através de vários meios de comunicação, incluindo as redes sociais.

Diretor Espiritual


Lama Tenzin Samphel

Lama Tenzin Samphel nasceu na região dos Himalaias em 1961. É filho de Tsering Dakpa e Tsetan Yangtsom, praticantes fervorosos que deixaram o Tibete após a invasão chinesa. Começou os seus estudos monásticos no mosteiro de Kyabjé Dudjom Rinpoche em Orissa, Índia. Treinou sob a autoridade dos maiores mestres da escola Nyingma: Kyabjé Dudjom Rinpoche, Dilgo Khyentsé Rinpoche, Chadral Rinpoche, Khetsun Sangpo Rinpoche e estudou e praticou todos os ciclos de Dudjom Tersar, Yangti Nagpo, bem como o Longchen Nyingthig.

Em 1987, a pedido de Sua Santidade Dudjom Rinpoche, Lama Tenzin foi para França, para o centro de Urgyen Samye Chöling, em Dordogne, como representante de Dungsey Shenphen Dawa Rinpoche, filho de Sua Santidade Dudjom Rinpoche. Seguindo o conselho e incentivo de Khetsun Sangpo Rinpoche e sob a autoridade de Sua Santidade o Dalai Lama, Dudjom Sangyum Rigzin Wangmo e Shenpen Dawa Rinpoche, Lama Tenzin estabeleceu o centro budista Shedup Kunsang Choling e após uma cerimônia ritual tradicional, foi-lhe confiada a autoridade espirirual por Khetsun Zangpo Rinpoche. Lama Tenzin reside lá 8no centro em França) desde 2002 e dá ensinamentos e iniciações, e orienta com grande gentileza um grande número de discípulos no caminho do Dharma.

Lama Tenzin Samphel também ministra ensinamentos a convite dos centros de Urgyen Samye Chöling, em Dordogne, Orgyen Chö Dzong e Yeshé Nyingpo em Nova York, Califórnia, e Colorado, Dawn Mountain Temple, em Housten, Texas e Padma Pura na Holanda. Lama Tenzin Samphel, lecionou durante 8 anos na Inalco em Paris, contribuiu e participou em pesquisas, dentro da universidade, na área de Tibetologia. Ele fala francês e inglês e além do tibetano, sua língua nativa, hindi e nepalês.

Todas as pessoas que tiveram a grande sorte de se aproximar dele puderam apreciar a sua capacidade de escuta, a sua gentileza, a sua paciência, a sua simplicidade, a sua grande disponibilidade e o seu profundo conhecimento e experiência do Dharma.

O nosso diretor

Abel Paulo Carvalho