A tradição de Dudjom Lingpa
Ele (Dudjom Lingpa ) fundou uma linhagem de siddhas realizados através de oito seres encarnados que continuaram a sua linhagem, treze excelentes filhos do coração que alcançaram o corpo de arco-íris, cerca de mil de seus alunos que alcançaram o nível de rigdzin e outros.
Nos seus sonhos, um uma divindade criança chamado Dung-gi Zurp’hud e um não-humano chamado Zurme, que era irmã de Dudjom Lingpa, desvendaram-lhe vários símbolos e profetizaram que os benefícios derivados dos seus profundos ensinamentos dos tesouros escondidos para os seres, iria para o oeste, dizendo, “Aquelas cidades de seres humanos a oeste contem aqueles que merecem ser domados por você.”…De acordo com as várias profecias, verificou-se que as atividades associadas aos profundos ensinamentos do tesouro escondido de Dudjom Lingpa se espalharam e floresceram em regiões próximas e distantes, especialmente no Hemisfério Ocidental.
Ele foi um grande praticante espiritual no verdadeiro sentido do termo, alguém que defendia os mais elevados princípios de conduta pura. Ele era completamemnte motivado por amor e pela compaixão, e cultivou a sublime bodhichitta, a motivação altruísta para beneficiar os outros, por tantos eons (eras), que todos os que estavam ligados a este grande bodhisattva, este filho dos vitoriosos, encontraram propósito nesta ligação.
Fontes, Buddhahood without meditation, vajra essence
Geralmente, no Tibete aquilo que é referido como chod, significando severance, isto é, cortar/separar, etc, é mencionado por muitos académicos como tendo como origem na Dakini Machig labdron. No entanto, na India os textos:
– Os grandes versos de Aryadeva
– secrect severance of equal taste de Naropa,
– o severance of confusion de Guru Rinponche e
– pacification of severance de Padampa Sangye
Eram tidos como como os quatro textos “maiores ou principais” relacionados com chod e como tal, fontes desta linhagem… este ensinamento combina as instruções profundas de verificação (realização) do vazio (emptiness) com a vasta conduta dos bodhisattvas.
Tanto Machig labdron como Padampa Sangye apareceram em visões a Dudjom Linga transmitindo-lhe a completa linhagem de chod.